Histórico

A cidade de Paranaguá abriga o segundo maior terminal marítimo do país, que tem como sua principal vocação escoar excedentes agrícolas para o mercado externo,  atingindo movimentação de mais de 13.000.000 toneladas/ano.

Neste complexo está localizado o Terminal Portuário Cotriguaçu, com a finalidade de auxiliar os serviços de exportação de grãos e farelos a granel.

Unidas em torno de um objetivo em comum, as cooperativas agrícolas, localizadas nas cidades de: Cascavel, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Campo Mourão, sob forma de condomínio adquiriram uma área de terras junto ao Porto de Paranaguá. Em seguida formaram um consórcio de cooperativas, com vistas à exportação de seus produtos e elaboraram projeto de quatro armazéns graneleiros, cada um com a capacidade de 25 mil toneladas, totalizando 100 mil toneladas. Na sequência a este consórcio, juntaram-se outras três cooperativas de Medianeira, de Capanema e de Cafelândia, constituindo um conjunto de oito cooperativas.

O projeto inicial foi desenvolvido com a assistência financeira do BRDE–Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul e recursos do Banco Central do Brasil, transformando-se na Unidade de Negócios Terminal Portuário de Paranaguá, com a capacidade de recepção de 1.000 toneladas/hora e embarque de 1.500 toneladas/hora.
O consórcio evoluiu sobrepujando o estágio de simples metas comuns para dar lugar a uma comunhão maior de interesses, dentro de um perfeito espírito cooperativista. Além do terminal marítimo, pretendiam as oito cooperativas singulares, desenvolver atividades econômicas e sociais de caráter comum. E, em consequência desse as duas entidades criadas inicialmente – o Condomínio e o Consórcio – foram substituídas por uma forma legal mais coerente e dinâmica, então em 13 de dezembro de 1975, constitui-se a Cooperativa Central Regional Iguaçu Ltda.- COTRIGUAÇU.

Em 04.03.1977, foi realizado o cerimonial oficial de inauguração, com as presenças do Excelentíssimo Senhor Ernesto Geisel – Presidente da República; Jayme Canet Júnior – Governador do Estado do Paraná, além do Ministro da Agricultura, Ministro dos Transportes, Ministro da Educação e inúmeras autoridades civis e militares.

Em 1987 o Terminal Portuário amplia sua capacidade de armazenagem de grãos e farelos para 150.000 toneladas estáticas.

Em 1999 obteve a Certificação ISO 9000 pela DNV – Det Norske Veritas – empresa certificadora originária da Noruega.

Em 2004 foram realizados investimentos para ampliação do Terminal Portuário, com a construção da 2ª linha de embarque – com capacidade para 1.500 t/h; balança de fluxo para 1.500 t/h e novo desvio ferroviário; construção de moega com 3 linhas de descarga ferroviária com capacidade de 500t/h cada; instalação de 2 tombadores de bitrens na moega rodoviária; instalação do sistema de captação de pó em todos os fluxos: descarga rodoviária e ferroviária; embarques, elevadores; balança fluxo; casa de transferências e correia móvel; aquisição de equipamentos para ampliação de embarque; ampliação da subestação de energia elétrica e sistema de ar comprimido.

Está comprometida com o meio ambiente através de instalações de sistema de captação de pó em todo o fluxo operacional; moegas rodoviárias, moegas ferroviárias, correias de recepção e embarque, elevadores e balanças de fluxo.

O Terminal conta ainda com serviços de despachos de exportação de embarques de granéis sólidos, óleos e congelados e também despacho de importação de fertilizantes, trigo, equipamentos, etc.

Possui as certificações ISO 9001 e GMP, e, é o primeiro Terminal Portuário prestador de serviço alfandegado em Paranaguá.

Fotos