OCEPAR

O Sistema Ocepar é formado por três sociedades distintas, sem fins lucrativos que, em estreita parceria, se dedicam à representação, fomento, desenvolvimento, capacitação e promoção social das cooperativas paranaenses: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Ocepar, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop PR e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Fecoopar. A Ocepar foi criada em 1971, integra a OCB e tem como missão representar e defender os interesses do sistema cooperativista paranaense perante as autoridades constituídas e a sociedade, bem como prestar serviços adequados ao pleno desenvolvimento das cooperativas e de seus integrantes.
A Ocepar passou também a exercer funções de sindicato patronal das cooperativas paranaenses, desde 1997. O Sescoop Paraná, órgão estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, passou a funcionar no Paraná em outubro de 1999. Atua no monitoramento, na formação profissional e promoção social no âmbito das cooperativas paranaenses. É um importante instrumento de modernização empresarial das sociedades cooperativas, aumentando a agilidade e competitividade das cooperativas no mercado e contribuindo para a integração social dos dirigentes, cooperados, jovens, colaboradores e familiares.

A Fecoopar é uma entidade que congrega os sindicatos patronais de cooperativas. Apóia os sindicatos filiados nas ações de natureza trabalhista, mediante análises de pautas de reivindicação, oferecimento de contraproposta, negociação e fechamento de acordos e convenções coletivas de trabalho.

Missão

“Representar e defender os interesses do cooperativismo e sindicalismo cooperativo paranaense, perante as autoridades constituídas e a sociedade, bem como, prestar serviços adequados ao pleno desenvolvimento das sociedades cooperativas e de seus integrantes.”
Ações decorrentes da missão:
1. Integrar-se ao sistema cooperativista nacional e mundial na preservação e aperfeiçoamento dos seus princípios;
2. Coordenar, liderar, mobilizar, zelar e defender o cooperativismo paranaense;
3. Elaborar estudos para discussão com o governo, objetivando o estabelecimento de políticas de apoio;
4. Reivindicar, das esferas governamentais soluções aos problemas sócio-econômicos e políticos que afetam o cooperativismo, através de atitudes próprias, conjuntas com entidades congêneres ou em parceria com outras instituições;
5. Divulgar o cooperativismo, visando a formação de opiniões favoráveis, a sua defesa e preservação da sua memória;
6. Fomentar e orientar na constituição, registro e funcionamento das cooperativas;
7. Desenvolver e coordenar o Programa de Autogestão das cooperativas;
8. Realizar estudos e prestar assessoria técnica, econômica e jurídica, visando subsidiar as reivindicações e servir de instrumento à administração das cooperativas, bem como, manter serviços de consultoria especializada;
9. Treinar cooperados, dirigentes e funcionários das cooperativas, visando sua formação e preparo para as atividades fins;
10. Estudar, coordenar, proteger e representar as cooperativas na área de natureza sindical.

Visão

“Ser reconhecida por suas cooperativas registradas, cooperados e comunidade, pela sua liderança em prol do desenvolvimento cooperativista no estado do Paraná”.

Fonte: Ocepar – www.paranacooperativo.coop.br